sábado, 23 de março de 2013

Mídias na Educação

Olá pessoal!
Estamos em uma semana de seminários,com temas que nos levar para mais perto do entendimento da difusão das tecnologias nas escolas.Os dois primeiros temas foram Radio e Educação TV e vídeo  e Educação,confesso que o radio foi novidade para mim,não sabia que o mesmo oferece programas educativos,os seus variados tipos, comunitários,livres,comercial,publica,web,mas o interessantes do radio na educação no tempo atual é a utilização da radio escola onde os alunos podem ter uma interação com a escola,produzindo noticias,conhecendo a problemática da mesma, reivindicando direitos entres outros,o aluno torna-se participativo da sua escola e desenvolve praticas de senso critico e analítico.
A TV e vídeo não é novidade para muitos,quantos não estudaram em escolas que obtinham os mesmo?A questão é a utilização do mesmo,em relação a TV o professor pode trazer para sala de aula fatos  que passam na mesma e em cima disso analisar e criticar juntos com seus alunos o tema exposto,quanto ao vídeo o professor pode incentivar a criação de videos saindo do velho costume de depender de videos produzidos por terceiros,passando eles a serem produtores fies dos seus trabalhos, e a junção dos dois devem ser utilizados também para a formação de debates,a exemplo disso está a passagem de um filme onde o professor junto com seus alunos analisam o mesmo.
Enfim as mídias nos oferecem infinitas possibilidades de uso na educação,a questão é só saber introduzi cada uma no ensino-aprendizagem,para isso temos que está abertos a mudanças e atentos a criatividades.

Um comentário:

  1. Concordo com você, a cada leitura para a apresentação do seminário foram rodeadas de descobertas, principalmente sobre o rádio. O quanto essa mídia pode gerar na escola mitos aprendizados para toda a comunidade. E em relação a TV parece que a relação com a educação é mais próxima, acredito que pelo fato de sempre um professor levar um vídeo para complementar o assunto da aula. Mas temos que ter atenção para as utilizações. Esse é o desafio.

    ResponderExcluir