Estamos em uma semana de seminários,com temas que nos levar para mais perto do entendimento da difusão das tecnologias nas escolas.Os dois primeiros temas foram Radio e Educação TV e vídeo e Educação,confesso que o radio foi novidade para mim,não sabia que o mesmo oferece programas educativos,os seus variados tipos, comunitários,livres,comercial,publica,web,mas o interessantes do radio na educação no tempo atual é a utilização da radio escola onde os alunos podem ter uma interação com a escola,produzindo noticias,conhecendo a problemática da mesma, reivindicando direitos entres outros,o aluno torna-se participativo da sua escola e desenvolve praticas de senso critico e analítico.
A TV e vídeo não é novidade para muitos,quantos não estudaram em escolas que obtinham os mesmo?A questão é a utilização do mesmo,em relação a TV o professor pode trazer para sala de aula fatos que passam na mesma e em cima disso analisar e criticar juntos com seus alunos o tema exposto,quanto ao vídeo o professor pode incentivar a criação de videos saindo do velho costume de depender de videos produzidos por terceiros,passando eles a serem produtores fies dos seus trabalhos, e a junção dos dois devem ser utilizados também para a formação de debates,a exemplo disso está a passagem de um filme onde o professor junto com seus alunos analisam o mesmo.
Enfim as mídias nos oferecem infinitas possibilidades de uso na educação,a questão é só saber introduzi cada uma no ensino-aprendizagem,para isso temos que está abertos a mudanças e atentos a criatividades.
Concordo com você, a cada leitura para a apresentação do seminário foram rodeadas de descobertas, principalmente sobre o rádio. O quanto essa mídia pode gerar na escola mitos aprendizados para toda a comunidade. E em relação a TV parece que a relação com a educação é mais próxima, acredito que pelo fato de sempre um professor levar um vídeo para complementar o assunto da aula. Mas temos que ter atenção para as utilizações. Esse é o desafio.
ResponderExcluir